(61) 3035 9900 ouvidoria@ictcor.com.br

Uma hora de atividade física compensa os riscos de 8 horas sentado

(Medscape, 15 de Agosto de 2016)

Todos já sabem dos perigos de ficar sentado por longos períodos, mas para aqueles com trabalhos sedentários, há agora uma boa notícia – uma hora de atividade de intensidade moderada compensa os riscos para a saúde de oito horas sentado.

Esta foi a conclusão de uma metanálise de estudos com mais de um milhão de pessoas, publicada online em 27 de julho no periódico Lancet. Ela é um dos artigos de uma série especial sobre atividade física produzida para coincidir com os Jogos Olímpicos.

Esta é a segunda vez que o periódico publica uma série deste tipo. A mensagem principal há quatro anos foi de que a inatividade física é uma assassina, levando a 5,3 milhões de mortes prematuras por ano em todo o mundo, o que corresponde ao mesmo número causado pelo tabagismo e duas vezes maior que o associado à obesidade. A descoberta desencadeou campanhas de saúde pública advertindo que "Ficar sentado é o novo tabagismo" e que "Ficar sentado por muito tempo pode te matar".

A nova mensagem é de que "é possível reduzir – ou mesmo eliminar – esses riscos se formos suficientemente ativos, mesmo sem praticar esportes ou ir à academia", diz o autor principal da metanálise, Ulf Ekelund, da Norwegian School of Sports Sciences em Oslo e Cambridge University, Reino Unido.

O estudo mostrou que os riscos para a saúde de permanecer sentado por oito horas ao dia pode ser compensado por uma hora de atividade física de intensidade moderada, que inclui caminhada rápida (a 5,6 km/h) ou andar de bicicleta por diversão (a 16 km/h).

Cerca de um quarto de todos os indivíduos no estudo relataram este nível de atividade física. Mas mesmo períodos mais curtos de atividade (cerca de 25 a 35 minutos ao dia, que é o frequentemente recomendado nas diretrizes de saúde pública) atenuaram o risco de mortalidade associado a permanecer sentado por períodos prolongados, observaram os pesquisadores.

Horário de Funcionamento:

Exames e Procedimentos Eletivos

De Segunda a Sexta-Feira de 8h00 às 18h00

Hospital Anchieta - Centro de Excelência 4º andar

(61) 3035 9900 / (61) 3035 9901

Emergência e Urgência: 24h

Em parceria com a CardioAnchieta. (Pronto Socorro do Hospital Anchieta)

(61) 3353 9000

Ambulatório: Consultas e Pareceres

De Segunda a Sexta-Feira de 8h00 às 18h00

Hospital Anchieta - Centro de Excelência 8º andar
Torre B - Sala 816
Clínica Cárddio - Guichês 6 e 7

(61) 3035 9929 / (61) 3035 9930

Contato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.